O Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em junho de 2006, em nível de Mestrado acadêmico, e está abrigado pelo Departamento de Ciências Humanas (Campus V - Santo Antônio de Jesus) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), este criado em 1980 como Faculdade de Formação de Professores e transformada, em 1983, em Campus V da UNEB, localizado no Loteamento Jardim Bahia desde Julho de 1983.
O PPGHIS integra ensino, pesquisa e extensão, buscando capacitar graduados em História e áreas afins para a atuação na carreira docente e no desenvolvimento de pesquisas voltadas para o conhecimento histórico. Ao atuar na formação e aperfeiçoamento de profissionais em nível de pós-graduação, espera-se criar condições para a melhoria da qualidade de ensino e expansão da pesquisa e produção de conhecimento nas regiões em que atua, considerando a peculiaridade institucional de multicampi da UNEB, caracterizada pela complexidade de uma estrutura diretamente ligada ao seu papel social, por possuir 29 Departamentos sediados na capital e em 23 centros regionais de médio e grande porte espalhados de norte a sul da Bahia -04 deles em Salvador/capital e 25, no interior do Estado -, abrangendo distâncias que variam de 100 a 850 km da Administração Central, na capital baiana, com 80 cursos de graduação e 8 de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. A política institucional da UNEB é a de proposição e expansão de projetos de formação qualificada, visando responder às demandas da atualidade, que exigem ações comprometidas com a resolução dos graves problemas acumulados historicamente. A UNEB vem se empenhando na construção de espaços diversificados, tanto nas diferentes áreas do conhecimento, quanto nos diferentes territórios geograficamente localizados em micro-regiões espalhadas no estado da Bahia, para a produção, reflexão e intervenção sobre as políticas públicas de educação superior na Bahia.
Portanto, partindo da política institucional de expansão e aprofundamento dos trabalhos de pesquisa em nível mais avançado, a proposta do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local surge, entre outras razões, da preocupação em afirmar a importância da UNEB como fórum de excelência na produção do conhecimento científico visando fomentar, junto às comunidades local e regional em que atua, espaços de reflexão e a construção de instrumentos que viabilizem sua interferência nas tomadas de decisão e inserção crítica na realidade envolvida. Compreendemos, assim, que a atuação do PPGHIS em muito tem contribuído para a consolidação do papel social da UNEB enquanto instituição voltada para o desenvolvimento das diversas regiões em que está inserida, em particular no Recôncavo baiano. Cabe ressaltar que o universo de alunos inscritos e matriculados no PPGHIS é oriundo não somente do município de Santo Antônio de Jesus, mas de outros circunvizinhos, bem como de municípios localizados no sul da Bahia, além de estudantes da capital Salvador e do vizinho estado de Sergipe.
O PPGHIS tem por objetivo a formação de profissionais qualificados em alto nível para o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento, na perspectiva das novas tendências historiográficas que abrigam estudos nas linhas de cultura afro-brasileira, escravidão e escravismo, relações de poder, memória, linguagem e cultura, representações sociais e culturais, tradições, religiosidade, gênero, cidade/campo, relações de trabalho, trajetórias e migrações, dentre outras.
O Curso foi estruturado a partir de uma área de concentração em História Regional e Local, com duas linhas de pesquisa: Estudos Regionais: Campo e Cidade e Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras. As duas linhas de pesquisa tomam o local como ponto de partida para refletir sobre temáticas diversas do conhecimento histórico como cultura e diversidades culturais, práticas cotidianas e religiosidade, memória e esquecimento, narrativas e oralidade. Considerando os dez anos de atuação do PPGHIS, entendemos que o mesmo vem se constituindo em referência de Pós-Graduação em História na região do Recôncavo sul baiano, tendo em vista ser o primeiro mestrado na área instituído no interior da Bahia pela UNEB, que vem atendendo um expressivo público e já contando com mais de cem dissertações concluídas.
O Programa conta com os seguintes grupos de pesquisa: 1. História Regional e Local; 2. História, Literatura e Memória; 3. História Oral e Memória; 4. História da América Portuguesa; 5. Grupo de Estudos do Tempo Presente e; 6. Firmina - Pós-Colonialidade: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas, todos estes compostos por nossos docentes e discentes.
Esses grupos constituem espaços de reflexões teóricas e metodológicas do fazer histórico, discutindo os respectivos objetos de análise desenvolvidos pelos Docentes e Discentes, vinculados aos respectivos grupos. Além disso, possibilitam a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos entre mestrandos das diversas IES do Brasil, bem como o acompanhamento sistemático do orientador e seu orientando, garantindo a qualidade e a excelência das dissertações, visando eficiência na formação dos mestres.
Temos, ainda, Laboratórios que são espaços de integração entre os estudantes da graduação e da pós-graduação. Desenvolvem e ampliam o leque das pesquisas e dos estudos acadêmicos, promovendo a qualificação de ambos os níveis de formação do Departamento de Ciências Humanas. No DCH - Campus V de Santo Antônio de Jesus, os Laboratórios do Curso de Licenciatura em História são os seguintes: Estudos Históricos Interdisciplinares; Estudos de Gênero e Infância, Ensino de História, História, Cinema e Imagens; História Oral e Memória; e Cultura Negra, Escravidão e Pós-abolição. Os laboratórios estão integrados ao NIEMBA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Memórias da Bahia e ao AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos.