O Simpósio de História Regional e Local, realizado a cada dois anos é uma atividade promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) no Departamento de Ciências Humanas - Campus V/UNEB, localizado em Santo Antonio de Jesus. Este ano, em sua 5a edição, o simpósio comemora os 10 anos do PPGHIS e os 26 anos do Curso de História do DCH – Campus V/UNEB e acontecerá no período de 03 a 06 de outubro. Elegeu-se como temática Poderes e Resistências, com o objetivo de refletir a respeito dos poderes dominantes constituídos ao longo da história do Brasil, bem como sobre as resistências diversas criadas por grupos sociais que se confrontaram com as imposições estabelecidas por esses poderes.
O evento constitui um importante espaço acadêmico, no qual estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes das diversas instituições de ensino do estado da Bahia têm a oportunidade de acessar e estabelecer trocas de conhecimentos sobre temas variados de interesse nacional e regional. Este ano contará com professores-pesquisadores convidados de distintas universidades brasileiras e baianas, ampliando as reflexões em torno de temáticas associadas às linhas de pesquisa do PPGHIS: Estudos regionais - campo e cidade (linha 1) e Trajetórias de populações afro-brasileiras (linha 2), bem como fomentando o debate a respeito das recentes discussões históricas e historiográficas sobre a conjuntura nacional.
Em sua programação o Simpósio terá duas conferências: uma de abertura intitulada “Espaços de poder e ameaças: políticas de gênero no Brasil (1980-2016)” com a Profª Drª Joana Maria Pedro (UFSC), e outra de encerramento, ministrada pelo Profº Drº Fernando de Araújo Penna (UFF), com o tema “Resistências ao Escola sem Partido”. Constam também mesas redondas sobre temáticas variadas, simpósios temáticos coordenados por professores-pesquisadores do PPGHIS e do colegiado de História em parceira com colegas de outros cursos e instituições, nos quais ocorrerão as comunicações dos trabalhos de alunos da graduação e da pós-graduação, como também de professores-pesquisadores, a fim de promover a socialização, o diálogo e debates historiográficos entre os participantes. Também serão ofertados mini-cursos (importantes espaços para o aprofundamento de questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino e a pesquisa em história), voltados especialmente para os alunos da graduação em História e professores das redes municipal e estadual de ensino. Haverá também uma seção nomeada “Conversa com autores”, destinada a divulgação e lançamento de livros e, ainda, atividades culturais que abrilhantarão o evento.
Pretende-se atingir um público em torno de 500 pessoas que será composto por alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais das instituições de ensino superior da Bahia e de outros estados do Brasil. O evento destina-se também aos professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da cidade de Santo Antonio de Jesus e microrregião.